quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Textos Bíblicos interessantes para reflexão!

Tempo de Esperar
"Esperei com paciência no Senhor”.Salmo40. 1
Esperar é muito mais difícil do que andar. Esperar requer paciência, e a paciência é uma virtude rara. É bom saber que Deus constrói cercas em volta do Seu povo, mas isto se considerarmos a cerca apenas do ponto de vista de proteção. Porém, quando uma cerca é conservada e, sendo uma cerca-viva, vai crescendo tanto que impede a visão do que está do outro lado, o coração começa a imaginar se algum dia ele sairá daquele pequeno círculo de influência e serviço em que está contido.
E às vezes é difícil para a pessoa entender por que não pode viver numa esfera maior. É-lhe difícil "brilhar no seu cantinho". Mas Deus tem um propósito em todos os Seus impedimentos. "O Senhor firma os passos do homem bom", diz o Salmo 37.23. "E as paradas também", era a anotação que George Muller tinha ao lado desse versículo, na margem de sua Bíblia. O homem que abrir caminho através das cercas de Deus cometerá um triste engano. Um princípio vital de orientação é que o crente nunca deve se afastar do lugar onde Deus o colocou, enquanto a Coluna de Nuvem não se mover.
Quando aprendermos a esperar sempre a orientação do Senhor em todas as coisas, seremos fortes, teremos a força que nos levará a ter um andar sempre equilibrado e constante. Muitos de nós estamos sem o poder que tanto desejamos. Mas Deus nos concede pleno poder para cada tarefa que Ele nos dá. Esperar, manter-nos fiel à Sua orientação, eis o segredo para obtê-lo. E qualquer coisa que sair fora desta linha de obediência é esperdício de tempo e energias. Esperemos vigilantes pela direção de Deus.
Uma pessoa que é obrigada a estar quieta, em inatividade forçada, e vê passar diante de si as ondas palpitantes da vida, será que a existência precisa lhe ser um fracasso? Não; a vitória é para ser conseguida em ficar parado: em uma espera tranqüila. E isto é muitas vezes mais difícil do que correr nos dias em que podemos estar ativos. Requer maior heroísmo ficar ali e esperar, sem perder o ânimo nem a esperança; submeter-se à vontade de Deus; deixar com os outros o trabalho e as honras dele; ficar calmo e confiante, regozijando-se sempre, enquanto a multidão feliz e atarefada avança e vai embora. É a vida mais elevada: "Tendo feito tudo, ficar firme".
Fonte: Mananciais no Deserto – www.gospel.org.br


*******************************************************


Para Onde Estamos Indo?

"Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém." Lc 9.53

Este episódio ocorrido com Cristo e seus discípulos nas regiões de Samária são de sublime ensino para nós. O texto nos conta que eles não foram recebidos porque a aparência deles, a direção em que caminhavam, o vestuário talvez, indicavam claramente que demandavam a Jerusalém, e isto não era aceito pelos samaritanos.
Desde a queda de Samária, e o caldeamento da população da região ordenado por Senaqueribe, que os judeus não se deram mais com os samaritanos e vice-versa. Embora, provindos de um tronco único, os dois reinos do Sul e do Norte divididos após Salomão, as diferenças agora eram tão mercantes, que na maioria das vezes, quando os judeus se dirigiam da Galiléia para a Judéia ou ao contrário, não atravessavam a região de Samária, que seria o caminho mais rápido, mas passando para o lado dalém Jordão subiam ou desciam pela Peréia, para não cruzar com os desafetos.
Cristo não podia fazer isto. O Evangelho tinha que ser pregado também aos samaritanos, e foi exatamente numa pequena aldeia daquela região, Sicar, que ele teve talvez uma das melhores receptividades à sua pregação depois de ter conversado com uma mulher ao lado do poço.
O que me impressiona é que eles demonstravam para onde iam. A forma de ser, a maneira de conduzir, o palavreado, a vestimenta, enfim, tudo indicava que iam a Jerusalém. A pergunta que me faço é para onde estamos indo, hoje? Quando andamos nas ruas, o mundo vê para onde nos dirigimos? Sabemos quando o jovem vai ao futebol, pela camisa do time preferido, ao baile funk, pelos bonés que usam, e nós estamos mostrando ao mundo que vamos em direção a "Jerusalém"? O mundo vê em nossa indumentária, em nossa forma de falar, em nossa atitude e comportamento, que demandamos à Jerusalém celestial, à vida eterna com Deus? Será que isto está acontecendo mesmo? Comigo?
Faze-me, Senhor, viver de acordo com a fé que possuo em ti, de tal forma que o mundo possa ver Cristo em mim.


***************************************

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...