terça-feira, 6 de julho de 2010

Brincadeiras para o CHÁ DO BEBÊ


Citar vários nomes de itens para bebê - Você vai precisar de folhas de sulfite e caneta. Cada participante terá cinco minutos, para escrever os nomes de itens para bebê. Vale roupas e acessórios. No final de 3 minutos, a que tiver o maior número desses itens ganha uma lembrança. Pode também, ser um pirulito.


Como será o bebê - Pegue várias revistas de bebê, tesouras papel sulfite e cola. Separe grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá recortar figuras de bebê, que mais elas achem que será parecido com o que vai nascer. Não só a aparência, mas a cor dos olhos, tamanho do bebê, cabelo, algum sinal específico. Colam na folha de papel sulfite.
A mãe, sem saber quais fotografias são de que grupo decidirá qual acha que mais corresponde ao que ela espera.
Se ainda não sabe o sexo do nenê, vale tentar acertar também. Cada participante, do grupo ganhador, recebe um chocalho.

Nunca diga "bebê" - Material: Uma fita, do tamanho suficiente para ser colocada como um colar, com uma chupeta na ponta, de preferência rosa se o bebê que irá nascer for menina e azul se for menino. Ter um número desses colares que atenda a quantidade de participantes.
Conforme as convidadas forem chegando, pedir para que coloquem um colar no pescoço e que a partir daquele momento não digam a palavra "bebê", pois se o fizerem quem ouvir toma o colar para si.
No final, a participante que tiver mais colares, ganha um brinde.

Adivinha quantos alfinetes de fralda tem no pote - Pegue um pote e coloque vários alfinetes de fralda. Vá passando entre as participantes e cada uma tem que adivinhar quantos estão dentro do pote. A que acertar ou chegar mais perto do número exato, ganha e recebe um brinde.

O tamanho da barriga - Pegue um novelo de lã e vá passando, junto com uma tesoura, entre as convidadas além de etiquetas adesivas.
Peça para que cortem um pedaço que corresponda ao tamanho da circunferência da barriga da futura mamãe e coloquem uma etiqueta adesiva dobrada no pedaço de lã, com seu nome.
Depois, cada participante dá o seu pedaço para a gestante, que irá experimentar e escolher a que mais se aproximou ou acertou.
O brinde pode ser balinhas.

Passe a fralda suja adiante - Pegue uma fralda descartável e suje de chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as participantes. Quando a música parar, a que estiver com a fralda, saí da roda. E vai continuando até sobrar uma com a fralda na mão. Ela terá que cantar uma música de criança.

Adivinhe onde está o doce - Pegue 5 fraldas descartáveis e cinco doces diferentes. Por exemplo, 5 bombons de formato diferente, e na frente de todos, coloque cada um em uma fralda, feche-a e misture. Divida as participantes em grupos e cada grupo terá que acertar onde estão os bombons. O grupo que acertar o maior número, ganha. Pode ser os próprios bombons.

Nomes de mães famosas - Folhas de papel e caneta - Dividam em times, se forem muitas pessoas ou faça individualmente. Cada time ou pessoa tem que escrever o maior número de mães famosas. Podem ser brasileiras ou estrangeiras, atuais ou que já não estão entre nós. Dê um tempo de 3 minutos. A que tiver escrito o maior número ganha. O prêmio pode ser chocolates.

Qual é a música - Escolha CDs com musicas de criança, conhecidas e toque um trecho e pare. As pessoas irão tentar adivinhar. A que acertar ganha um brinde. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. Idéia de algumas músicas. Xuxa, Angélica, cantigas de roda, de ninar, etc.

Jogo da memória - Folhas e caneta para cada participante. Pegue vários itens de bebê. Mamadeira, chupeta, chocalho, alfinete, fralda descartável, pomada, ursinho, patinho, xampu, mordedor, babador e outros que lembrar. Coloque todos em cima de uma mesa. Peça para que memorizem. Guarde rapidamente em um caixa. Elas terão que escrever todos os objetos que lembrarem. Quem tiver o número maior, ganha um brinde. Ela pode escolher algo que está na caixa.

Conselhos do coração - Corte previamente vários corações, em cartolina. Um número suficiente para atender todos os que estão participando. Dê um coração para cada um e uma caneta.
Peça para que a pessoa escreva conselhos para os futuros pais. Tipo "Durma bastante agora, antes de o bebê nascer", "Aproveite bem os momentos, pois ele crescerá depressa e o tempo voa", "Tente anotar tudo o que for acontecendo, para lembrar depois", Prepare-se para arrumar uma bagagem sempre que for sair com seu bebê.
A futura mãe tentará adivinhar de quem foi o conselho.
Cada vez que ela errar, fará um castigo dado pela dona da mensagem.

Quadro de bebês - Pegue uma cartolina ou um quadro de recado. Mantenha-o escondido. No convite peça para que cada pessoa traga uma foto de quando era bebê. Conforme forem chegando, vá pegando a foto e colando, com durex, na cartolina. Quando todos já tiverem chegado e as fotos estiverem coladas, traga o quadro para a futura mãe adivinhar quem são aqueles bebês. Cada acerto ela ganha um abraço e beijo da pessoa que ela acertou. Se errar, tem que recitar uma poesia. É muito gostoso, pois todos vão relembrar de sua infância e dividir com os outros essa recordação.

Abertura de presentes - Abrir os presentes é uma boa oportunidade para fazer brincadeiras com a futura mamãe. Se ela acertar o que está dentro do pacote ou quem deu, ela está liberada de castigos. Se ela errar, você pode pedir para ela cantar, recitar, imitar algum animal, falar nomes de filmes que mostrem grávidas, contar histórias infantis, etc.

Cartões de Recados - Deixe uma mesa separada com caneta, cartões de recado e uma caixa tipo urna, lacrada. Convide os participantes a escreverem mensagens para os futuros pais. Quando terminarem, colocam esse cartão na urna. Os pais levaram para casa, no fim do evento e poderão ler os recados carinhosos que todos deixaram. É uma lembrança inesquecível.
O mais divertido é reunir pessoas que façam parte da nossa vida e dividir com elas esse momento que é muito valioso na vida de todos nós.

Bebê quer comer
Preparativos: Preparar um desenho de bebê e outro desenho de mamadeira, ambos feitos em isopor
Como brincar: de olhos vendados ela tem que acertar a colocar a mamadeira na boca de neném.

Significado de Ovo
Preparativos: Esta brincadeira é um pouco radical. Antes de usá-la tenha certeza que a grávida não ficará zangada ou assustada. Pergunte a ela se ela aceitaria algumas brincadeiras radicais, mas não conta do que se trata. Se ela concordar, pode preparar três ovos decorados e sem o conteúdo. Para isso abre dois buracos de lados opostos de cada ovo, retire o conteúdo e em seguida lave seu interior. Espere secar e depois enche até metade com os confetes, arroz e farinha. Ai você disfarça os orifícios com os enfeites.
Como anunciar: Quando ela terá que pagar o mico, você conta que o ovo é um símbolo de ciclo de vida e que ela pode escolher um dos ovos que você preparou.
Como brincar: Não deixe que ela toque, mas pega você o ovo que ela escolheu e fala que agora ela será batizada através deste símbolo. Pode estourar o ovo contra o braço ou contra roupa dela. Será engraçado ver a cara de alivio dela.

Troca de fralda no escuro.
Preparativos: fralda e boneca
Como anunciar: Você já sabe trocar a fralda? Já tem experiência? Então, queremos ver como você vai se sair no escuro.
Como brincar: Pede para trocar a fralda com olhos vendados.

Troca de fralda do menino-bebê.
Preparativos: uma pequena arma de água, pulverizador, ou qualquer outra coisa que produz jatos de água, fralda e boneca
Como anunciar: Você já sabe trocar a fralda? Já tem experiência? Então, queremos ver como você vai se sair no escuro.
Como brincar: pede para futuro papai ou a pessoa que vai jogar, trocar a fralda com olhos vendados. Depois de vendar os olhos, prepare a arma e pouco antes dele fechar a fralda pulverize a roupa ou as mãos do jogador com jato de água, preparando ele para as "surpresas" que acontecem durante as trocas de fraldas de meninos! O jogador não deve ser avisado sobre a "pequena ducha". Este jogo não é recomendado para futuras mães, para que elas não levam susto.

Quero comer
Preparativos: Uma bacia ou balde com água, 2-3 maças (ou outras frutas do tamanho equivalente) , 1 presente para o ganhador. Outras opções para este jogo: Um prato fundo de mingau com frutas como morango ou pedaços razoavelmente grandes (mas não muito) de outras frutas
Como anunciar: Sabemos que para comer precisamos usar talheres, mas os bebês ignoram isso com freqüência. Experimente o que eles sentem fazendo isso...
Como brincar: Necessário retirar as frutas sem usar as mãos, somente com a boca ou empurrando com nariz. No caso do mingau a pessoa pode comer todas as frutas invés de tirar.

Enfiando a Chupeta
Preparativos: uma chupeta amarrada pelo anel a um barbante comprido, 1 garrafa (com a boca razoavelmente grande para o bico da chupeta se encaixar facilmente) ou vaso. Um jogo semelhante aquele onde você precisa enfiar na garrafa uma caneta presa ao barbante amarrado na cintura.
Como anunciar: Os bebês adoram enfiar as chupetas em locais incríveis. Será que você também vai conseguir?
Como brincar: Segurando com a boca um lado do barbante a pessoa precisa enfiar o bico da chupeta na boca da garrafa (ou do vaso). A garrafa deve ficar no chão ou num banquinho baixo. Não esquece de filmar.

Desenhando o Bebê
Preparativos: uma folha de papel, lápis e uma venda para os olhos.
Como anunciar: Os bebês adoram desenhar. Será que você vai conseguir ensinar esta arte?
Como brincar: Tem que desenhar um bebê de olhos vendados. O tempo é de 1-2 minutos.

Desenhando o Bebê 2
Preparativos: uma folha de papel, lápis e uma superfície firme (prancheta, cartolina, prato).
Como anunciar: Os bebês adoram desenhar. Será que você vai conseguir ensinar esta arte?
Como brincar: Tem que colocar a prancheta com folha presa a ela em cima da cabeça e desenhar um bebê. O tempo é de 1-2 minutos.

Adivinhe o que é?
Preparativos: Enche vários sacos pequenos ou caixinhas para presentes com um item de bebê cada um.
Como anunciar: Agora você também vai se sentir como a nossa (nome da grávida) se sente hoje, pois terá a chance de dar o seu palpite.
Como brincar: Deixe que o castigado escolhe uma das sacolas, mas sem olhar para dentro, então amasse, sacode e dê a suposição sobre o que está no sei interior. Se acertar conceda um brinde.

Boneco de luva cirúrgica
Preparativos: um par de luvas cirúrgicas (uma para a versão da pessoa e outra para demonstrar que está a seguir), caneta.
Como anunciar: Os bebês adoram brincar. Será que você conseguir diverti-lo se por acaso não terá brinquedos a seu alcance?
Como brincar: Espere ate que a pessoa mostra a sua criatividade. Agora você também pode sugerir a sua resposta. Pegue os 4 dedos da luva que estão juntos e amarre todos entre si. Depois enche a luva como se fosse balão e amarre para ar não sair. Você vai ver que a parte amarrada vai servir como cabelo do boneco e o quinto dedo (polegar) vai ser o nariz dele. Agora falta desenhar os olhos e a boca. Pronto!

Sem sair da linha
Preparativos: várias garrafas de refrigerante e uma venda.
Como anunciar: Os precisam ser bem equilibrados, não é? Mas o que é que isto significa? Vamos ver se (o nome da pessoa) vai conseguir se manter na linha reta de olhos vendados.
Como brincar: Colocar várias garrafas de refrigerante numa linha reta com distância de dois passos entre cada uma. A pessoa que vai fazer o percurso toma a sua posição inicial para analisar, como vai fazer isso. Depois vire ela de costas para vendar os olhos. Enquanto isso, outra pessoa vai tirar todas as garrafas do seu caminho. Em seguida, você vira a pessoa e fala que ela já pode começar. É muito engraçado ver todo cuidado que ela tem para não derrubar nada. Mas a cara dela depois de tirar a venda vai merecer um flash. Ou melhor: filme tudo isso.

Castigos e prendas.
Se você já presenciou algum Chá de Bebê, deve saber que o castigo mais tradicional é desenhar um bebê com o batom na barriga da grávida (traço após traço durante a festa, toda vez que a futura mamãe errar no palpite sobre o presente ou seu dono).
Mas o que fazer, se a festa for muito grande e não dá para todo mundo desenhar na barriga? E se a festa for mista e a mãezinha for super tímida ou simplesmente não gostar de que alguém passe as mãos na barriga dela?

Confere as seguintes variações desta brincadeira:

• No primeiro caso a grávida pode liberar para desenhos seu rosto, braços e outras partes do corpo se achar conveniente.
• Para segundo caso a solução também pode ser muito simples. A futura mãezinha poderá estar vestida com uma camiseta suficientemente grande para caber a barriga. Assim, os convidados poderão deixar nela suas mensagens ou desenhar com canetas especiais para o tecido que não saem após lavagem e ela poderá guardar esta linda recordação durante muito tempo (ou quem sabe até usar depois). Seria interessante escolher uma camiseta de tons claros sem estampa ou com um tema infantil, ou com foto da grávida ou de dois futuros pais juntos.

Durante a festa você pode aplicar qualquer castigo a grávida, mas evite deixá-la constrangida: cantar as músicas, dançar, contar piadas. Vale a pena lembrar que o estado dela limita sua agilidade. Se a festa for mista e o futuro papai também irá participar, então pode propor a ele cumprir as prendas mais apimentadas.

Deixe que seus convidados também pagam algum mico.

É isso mesmo. Por exemplo, se a grávida adivinhou corretamente o conteúdo do pacote - presente, quem pagará o mico ou cumprirá algum castigo será o convidado (a convidada)...

• Pode pintar a cara dele também;
• Pode fazer com que ele use cabelo artificial colorido;
• Faça com que ele use até final da festa uma máscara divertida, por exemplo, máscara de palhaço, óculos enormes enfeitados;
• Ou pode vesti-lo numa fantasia de grávida, ou qualquer outra;
• etc.

Fazendo isso, a grávida poderá se sentir vingada pelo menos a parte.
Os castigos relacionados a imitação dos cuidados com o bebê são as mais interessantes e os adequados para esta festa. Por exemplo, cantar um trecho da canção de ninar predileta, ler algum verso infantil, trocar a fralda de uma boneca, etc.

Os castigos descritos nas sessões podem ser aplicados como à futura mamãe, tanto aos convidados.
Você pode colocar os papeis com nomes de todos os castigos dentro de bexigas. Um papel em cada bexiga. A pessoa a ser castigada vai ter que escolher o balão e estourá-lo apertando ou sentando nele ou de alguma outra forma e então cumprir o escrito no papel.

OS DEZ MANDAMENTO DA MATERNIDADE
Esta dinâmica é legal para feita antes de começar as brincadeiras, já que de uma forma criativa e agradável transmite uma mensagem bonita para a futura mamãe.

Material necessário:
• pente para a mamãe
• travesseiro para a mamãe
• bichinho macio de brinquedo
• livro ou revista sobre criação de filhos
• babador
• caixa de lenço de papel
• álbum para fotos
• cosmético ou adorno (brinco, presilha, etc) para a mamãe
• sabonete para bebê
• espelho para a mamãe
Escolha 10 convidados e peça que um de cada vez entregue o presente e leia o mandamento correspondente.

1. (PENTE) Não negligencie a tua feminilidade, pois as duas coisas são compatíveis: uma mulher atraente é uma mãe atraente. Em resumo, não serás relaxada.
2.(TRAVESSEIRO) Estarás convencida de que o serviço caseiro dever se tornar menos impecável, pois sábia é a mãe que reconhece as limitações das suas forças. Recupera-te, separando tempo para repousar e também se arrumar.
3. (BICHINHO) Dispensará a tua pequenina uma infinidade de carinhos e mimos para que ele se sinta seguro de sua posição em teu coração.Lembrando que nenhum bebê é igual a outro, ouvirás os conselhos deduzindo o que será melhor para o teu filho.
4. (LIVRO ou REVISTA) Quando em dúvida, consultarás o médico e outras boas fontes de informações.
5. (BABADOR) Haverá de acostumar-te às exigências matinais do estômago do bebê, reconhecendo que esses momentos de alimentação, quando tudo em volta é silêncio, são oportunidades preciosas para estar bem pertinho do teu filho.
6. (CAIXA DE LENÇO DE PAPEL) Protegerás teu pequenino de visitas inconseqüentes que chegam espirrando. Lidarás com tais visitas com firmeza e delicadeza, explicando que o bebê é sensível a micróbios.
7. (ÁLBUM) Não cobiçarás o dente do bebê de cinco meses do seu vizinho, nem o seu primeiro “mamãe”, pois teu filho terá suas capacidades próprias.
8. (COSMÉTICO ou ADORNO) Não forçarás teu marido a ficar de nariz torcido porque o bebê recebe mais atenção do que ele. Deves tornar-te atraente para ele também.
9. (SABONETE) Encorajarás teu marido a exercer a paternidade, pois o bebê precisa dos braços dele tanto quanto dos teus. Irás ensiná-lo a alimentar, trocar e até dar banho no bebê.
10. (ESPELHO) Darás graças porque onde havia dois, agora há três. A glória da maternidade brilhará em teu rosto, pois verdadeiramente és abençoada.
Esta são as folhas que fiz para serem lidas pelo convidados e que depois foram entregues para a mamãe.

CONSELHOS DO CORAÇÃO
Material necessário:
• papel sulfite
• lápis ou canetas
• cola ou fita adesiva
• cartaz ou caderno
Corte no sulfite colorido vários corações. Um número suficiente para atender todos os que estão participando.
Peça para que a convidada escreva conselhos para os futuros pais.

Exemplos:
• Aproveite agora para dormir bastantes antes de o bebê nascer.
• Aproveite bem cada momento, pois o tempo voa e o bebê crescerá depressa.
• Anote cada acontecimento para doces lembranças no futuro.
• Você não vai viajar, mas terá que preparar uma bagagem sempre que for sair com seu bebê.
Esses corações poderão ser afixados em um cartaz ou colados num caderno de lembranças.

NÃO DIGA “BEBÊ”
Material necessário:
• chupetas simples ou de doce
• cordão - duas cores

No ínicio das brincadeiras, cada convidado recebe uma chupeta comum ou de doce presa um cordão para pendurar no pescoço, a partir daí eles são informados que não podem falar a palavra “BEBÊ”.

Aquele que ouvir alguém falar pega a chupeta para si e no final das brincadeiras, o participante que tiver mais colares de chupeta, ganha um brinde que poderá ser uma caixa de bombom. Assim se houver homens participando também poderá usufruir do brinde ganho.

Use duas cores de cordão para que depois da distribuição os convidados sejam separados em grupos sem que nínguem tenha escolhido, assim não dará a impressão de favorecimento para determinado grupo. Porém observe quem ficou em cada um e se julgar necessário, faça a troca para equilibrar as equipes.

QUANTO TEM NO POTE?
 Material necessário:
• cotonetes
• bolinhas de algodão
• 2 potes transparentes
Coloque os cotonetes e as bolinhas de algodão dentro de potes transparentes e apresente aos convidados. Peça para que cada grupo avalie e diga quanto há de cada dentro dos potes.

A equipe que acertar, ganha ponto que será somando no final das brincadeiras e os potes poderá ser dado para sorteio no grupo que acertou ou dado para a mamãe.

Lembre-se de tomar os devidos cuidados quanto a higienização dos potes antes de colocar os itens e na adequada manipulação dos mesmos para que possam ser usados.

Algumas sugestões de tarefas:
• Crianças adoram bichinho, então agora você tem que imitar um animal escolhido pela mamãe. (ou pela outra equipe)
• Bebê chora várias vezes, as vezes é porque está com fome. Agora é a sua vez de tomar um delicioso suquinho? (na mamadeira)
• A música acalma o bebê, que tal você cantar uma canção de ninar.
• Bebê se meche muito, agora é a sua vez de dançar uma musica infantil. (coloque um música bem agitada)
• Quando um bebê nasce o silêncio dura pouco, faça o que ele mais faz. Chore com um bebê. (peça para fazer gestos do mesmo jeito que os bebês fazem, inclusive os escandâlos, deitar no chão, pular, etc.)
• Às vezes a mamãe não tem muito tempo para se arrumar e você está precisando mudar algo no seu visual. (apresente os acessórios para a outra equipe escolher o que o convidado deverá usar até o final das brincadeiras)
• Pergunte para a mamãe? (faça perguntas sobre a gravidez, os medos as espectativas, etc
• Bebê quando come se lambuza e você está precisando de algo para não se sujar. Que tal um babador?

 O ARTISTA
Material necessário:
• lousa ou folha de papel grande
• giz ou caneta
• 2 envelopes
Faça duas fichas com dividindo os itens abaixo e coloque cada uma dentro do envelope.
• Berço
• Travesseiro
• Mamadeira
• Babador
• Chupeta
• Fralda
• Manta
• Banheira
• Mordedor
• Carrinho de bebê
• Trocador
• Cadeirão de papinha

Cada grupo escolhe uma representante que saiba desenhar. As representantes escolhem uma ficha onde haverá nome de objetos que elas deverão desenhar na lousa ou na folha de papel e o seu grupo deverá adivinhar.

A lousa ou o papel devem ficar em um lugar onde o grupo possa ver o que sua representante está desenhando.

Determine o tempo de no máximo de um minuto para cada grupo. O grupo que acertar menos, terá pagar uma prenda escolhida pelo outro. E o ganhador soma mais um ponto para a contagem final.

DE A A Z
Material necessário:
• folha de papel
• canetas ou lápis
Faça uma folha com todas as letras do alfabeto, de A a Z, uma em cada linha e dê uma para cada grupo e peça que anotem coisas relacionados com bebê como objetos, cuidados, etc., num tempo de 2 minutos.

Todos do grupo que acertar menos terá que imitar um bebê, engatinhando, chorando, fazendo birra, brincando, imitando a voz, etc. O grupo ganhador soma mais um ponto para contagem final.

A organizadora deve ficar atenta ao que foi escrito. Se colocarem por exemplo "Hipoglós" na letra H, não vale porque é marca e o objeto é uma pomada. Se for "choro" na letra C, também não vale, pois não é relacionado com o bebê somente. Considere somente coisas que tem a ver com o tema do evento.

KIT
Faça crachás repetidos para cada uma das palavras: água, sabonete, xampu, toalha, colher, prato, babador, papinha, berço, lençol, cobertor, travesseiro, trocador, fralda, tomada e lenço umedecido.
Entregue um conjunto de cada para cada representante, porém embaralhe antes para que fique fora da sequência.
Para cada grupo deve haver um representante e a quantidade de participantes suficientes para cada item ou para cada tema principal (banho, comer, dormir ou limpar bumbum). Se o grupo for pequeno divida os temas, dois para cada.
O objetivo é que o representante do grupo organize os itens conforme o tema. Ganhará o grupo que organizar mais rápido, porém terá que pagar a prenda, porque com bebê não se pode ter pressa, então o grupo terá que fazer a coreografia de uma música infantil.
A posição ficam participantes lado a lado ou um atrás da outro, conforme o tema principal:

BANHO: água , sabonete, xampu e toalha
COMER: colher, prato, babador e papinha
DORMIR: berço, lençol, cobertor e travesseiro
LIMPAR BUMBUM: trocador, fralda, pomada e lenço umedecido

Variação da brincadeira: Se o local permitir, não escolha as participantes, somente a representante, que deverá se dirigir ao seu grupo, colocar os crachá e posicionar cada uma no seu devido tema.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...