quinta-feira, 27 de maio de 2010

Teatro: Quem é Ele?


Essa peça teatral é muito preciosa.
Tentei reconststituí-la, uma vez que a primeira vez que apresentamos ela foi na minha saudosa congregação, quando ainda morava em Brasilia/DF e meu pai dirigia uma congregação no Paranoá.
Quem nos ensinou ela foi a Aninha, uma amiga e super coordenadora de eventos da igreja de lá =)
Apresentamos ela numa festa de jovens, acho que em 2001.
Em 2004 reescrevi a peça, através da minha memória e da Bíblia Sagrada [o texto é extraído da própria Bíblia] para apresentar na festa dos jovens em Rosário Oeste/MT e em 2008 apresentamos na minha atual congregação em Cuiabá/MT.
Espero que gostem!!!

PEÇA: QUEM É ELE?

Participantes:
01 Narrador
01 Mulher Samaritana
01 Mulher Cananéia
01 Centurião de Cafarnaum
01 Viúva de naim
01 Mulher Pecadora
01 Cego de Jericó
01 Mulher do Fluxo de Sangue
Hino Sugerido: Deus de Milagres [Diante do Trono]

NARRADOR: Vivemos em um mundo que procura a FELICIDADE!
Buscam-na em coisas, em realizações, nas pessoas...
Procuram-na desesperadamente!
Mas há dentro de nós um espaço que nada poderá ocupar.
Há em nós uma busca que não se pode findar aqui.
Porém, há alguém, sim, que pode trazer a verdadeira alegria e completar o vazio dantes jamais preenchido.
Chamaremos aqui algumas pessoas que puderam experimentar desse encontro com a FELICIDADE para que nos diga: QUEM É ELE!

Entre, mulher samaritana; e diga-nos: quem é Ele para ti?

1 - Mulher Samaritana
Ele para mim é a fonte da água da vida!
Ele chegou junto a fonte de Jacó, na cidade de Sicar, e estava muito cansado do caminho, quando assentou-se junto da fonte.
Então eu cheguei para tirar água e Ele falou-me: Dá-me de beber!!
Eu me surprendi e perguntei: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Mas Ele respondeu, e disse-me: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Mas eu falei: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Mas Ele respondeu, e disse-me: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Surpreendida eu exclamei: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Ele pediu para que eu chamasse o meu marido e tornasse lá, mas eu fui sincera e disse: Não tenho marido. E Ele me falou: Disseste bem: Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido.
Naquela hora eu percebi que Ele era profeta. Larguei o meu cântaro e saí a anunciar aquele que saciaria a minha sede sobre as coisas celestiais...
Mas eu preciso saber mais sobre Ele... afinal, quem é Ele?

NARRADOR: Mulher Samaritana, Ele saciou a tua sede e te deu da água que eternamente te satisfará e ainda assim não sabes quem é Ele? Mas chamaremos então a mulher Cananéia, para que venha e diga quem é Ele.

2 -MULHER CANANÉIA
Ele para mim é o socorro bem presente na angústia.
Me lembro do dia em que Ele apareceu nas cercanias de Caná e eu clamei, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não me respondeu palavra nenhuma e os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
Mas ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então eu me curvei diante dEle, e adorei-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse-me: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
Humildemente, eu lhe disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então Ele me falou: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a minha filha ficou sã.
Mas, eu ainda preciso saber mais sobre Ele... afinal, quem é Ele?

NARRADOR: Mulher Cananéia, Ele curou a tua filha querida, devolvendo-lhe a vida e tirando-a do tormento e não descobristes quem Ele é?
Mas, venha, Centurião de Cafarnaum, e diga-nos: Quem é Ele?

3 - CENTURIÃO DE CAFARNAUM
Ele para mim é o Senhor dos Exércitos!
Certo dia Ele entrou em Cafarnaum, e eu, um conceituado e importante centurião, me acheguei para próximo dEle, dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
Imediatamente Ele falou: Eu irei, e lhe darei saúde.
Mas eu respondi: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
Ele se maravilhou grandemente ao ouvir isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
Ele é poderoso, mas eu também preciso saber mais sobre Ele: Quem Ele é?

NARRADOR: Precisas saber mais sobre Ele? Não foi aquele que curou seu servo através da tua fé, e ainda não sabes dizer quem é Ele? Convido então, viúva de Naim, para que vos diga quem é Ele.

4 – A VIÚVA DE NAIM
Ele para mim é a ressurreição e a vida!
Recordo como se fosse hoje, o dia em que Ele chegou perto da porta da cidade de Naim com seus discípulos e uma grande multidão.
Eu, uma viúva, levava o meu filho, o meu único filho, morto, para ser sepultado, e junto conosco ia uma grande multidão da cidade.
E, vendo-me Ele, moveu-se de íntima compaixão e disse-me: Não chores.
E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o meu filho assentou-se, e começou a falar.
Todos glorificavam a Deus em alegria, pois Ele devolve-me o meu filho... mas eu ainda preciso saber mais sobre Ele... afinal, quem é Ele?

NARRADOR: Ora viúva de Naim, ainda não sabes sobre Ele? Justo Ele, que devolveu o seu filho e com ele a sua alegria? Convido então, a mulher pecadora para que vos diga quem é Ele.

5 - A MULHER PECADORA
Ele para mim é o perdão dos pecados.
Lembro-me do dia em que os escribas e fariseus levaram-me até Ele após ter sido apanhada em adultério; Aqueles homens me colocaram no meio de uma roda de outros homens e disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando e na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Ele, no entanto, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistiam na pergunta, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, com peso na consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Ele e eu que estava no meio.
Não vendo ninguém mais do que a mim, disse-me: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E eu disse: Ninguém, Senhor. E disse-me Ele: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
Ele me perdoou de meus pecados e me deu a chance de ter a nova vida que vivo....
Mas eu também preciso saber sobre Ele... Quem é Ele?

NARRADOR: Como não sabes quem é Ele, se foi aquele que perdoou os teus pecados e te deu novidade de vida? Por isso, convidamos o cego de Jericó para que nos digam quem é Ele.

6 - CEGO DE JERICÓ
Ele para mim é a luz do mundo!
Certa vez Ele chegou perto de Jericó e eu, que era um cego, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo passar a multidão, perguntei que era aquilo e disseram-me que Jesus Nazareno passava.
Então clamei, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E os que iam passando repreendiam-me para que me calasse; mas eu clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Então Ele, parando, mandou que me levassem até Ele; e, chegando, perguntou-me, dizendo: Que queres que te faça? E eu disse: Senhor, que eu veja.
Ele me disse: Vê; a tua fé te salvou.
E logo eu vi, e segui, glorificando a Deus.
E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
Mas, eu também preciso saber mais sobre Ele... quem é Ele?

NARRADOR: Ele lhe deu visão e a chance de poder adorá-lo face a face e não podes nos dizer quem é Ele? Entre, mulher do fluxo de sangue e nos diga, quem é Ele para você?

7 - Mulher do Fluxo de Sangue
Ele para mim é a saúde das nações.
Há doze anos padeci de um fluxo de sangue e me desgastei muito com muitos médicos, perdendo tudo quanto tinha, de nada aproveitando, antes indo a pior;
Ouvindo falar dele, decidi ir por detrás, entre a multidão, e tocar na sua veste, porque pensei: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo estancou-se o meu fluxo de sangue e senti no meu corpo estar já curada daquele mal.
Logo, Ele conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
Ele olhava em redor e eu, temendo e tremendo, aproximei-me, e prostrei-me diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
Ele me disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.
Nossa, Ele devolveu a minha saúde.. mas eu também não sei muito sobre Ele.. Quem Ele é?

Todos:
Quem é Ele, quem é Ele, Quem é Ele?
1 – Será que é João?
2– Será que é José?
3– Será que é Moisés?
Todos:
Quem é Ele?
4– Será que é Isaías?
5– Será que é Zacarias?
6– Será que é João Batista?
7 – Será que é Miguel?
1,2,3 – Quem É Ele?
4,5,6, 7 – Quem Ele É?
Todos:
Quem é Ele, quem é Ele, Quem é Ele?
(Todas personagens caem de joelhos perante a voz oculta do Grande Eu Sou)

A VOZ DO SENHOR:
Eu sou o Grande eu Sou, aquele que abre e ninguém fecha e que fecha a porta que ninguém abre;
Eu sou o maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e príncipe da Paz;
Eu sou o princípio e o fim; Eu sou o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó;
Eu sou aquele que era, que é e que há de vir;
Eu sou Jeová Eloí, Adonal, El Shadai, Samá, Eliom, Rafá;
Eu sou o Deus criador, o Deus eterno, o Deus Redentor;
Eu sou a raiz de Davi, o Cordeiro de Deus que foi morto, mas ressuscitou;
Eu sou o intercessor do meu povo;
Eu Sou o Deus Pai, Eu Sou o Deus Filho, Eu Sou o Espírito Santo;
Eu sou o consolador, sou a glória de Deus, sou o poder, sou a unção, sou o Deus que ouve a oração dos aflitos, que restaura a vida do necessitado, que dah força ao que não tem mais nenhum vigor!
Eu sou o Teu Deus, a tua força, eu sou o teu vigor, eu sou aquilo que você precisa!
Eu sou o que sou, Eu sou o grande Eu sou!

Final: O grupo de louvor canta o hino Deus de Milagres [Diante do Trono 4]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...